Instadoll Instagram Stardoll Suite Facebook
Eu não sou muito boa com designs, as vezes saí um cabelo ou outro, o rosto da minha doll com outras mil coisas em cima é desenhado por mim, e etc etc etc. Alguns dos meus designs mais recentes:





 Mas eu vejo muita gente que tá começando a criar agora, e comete alguns errinhos bem básicos, que a gente aprende com o tempo, com observação, com tutorial... Meu foco não é falar de design, porque né, nem sou muito boa, mas, separei algumas diquinhas para quem tá começando, que me ajudaram, na hora de criar e vender.



1. Mechas muito marcadas
É preciso, primeiro, entender o movimento das mechas para encaixar elas, e também usar mechas mais transparentes para não deixar o cabelo marcado. No exemplo, desculpem o cabelo feiosinho, era só pra ilustrar mesmo. Mas podemos ver que colocar a mecha destacada mais transparente alivia as marcas. Nem sempre é necessário isso, mas caso não consiga encaixar outra mecha, é um bom recurso. A mecha destacada também é uma das melhores: ela tem um brilho bonito, que já adiciona luz ao cabelo. Mas, é claro, analise o formato da mecha que melhor encaixa na sua situação.




2. Iluminação/sombra
O mais comum é sair colocando iluminação intuitivamente no cabelo. Mas reflita onde faz realmente sentido. Planeje o cabelo antes de fazer, e não deixe pra iluminar só com as mechas extras por cima, aproveite também as mechas da estrutura para ir adicionando brilho e sombra.
Também escolha a melhor cor da iluminação. Nem sempre branco é a cor. Em cabelos pretos, azul, cinza, branco, ou até loiro escuro são opções, dependendo de como você quer seu cabelo. Minha opção preferida para pretos é cinza. Para cabelos castanhos, use tons de loiro. As cores que tem tons mais claros da mesma cor, use esses tons mais claros. Na hora de adicionar sombra a mesma coisa, nem sempre use preto. Também adicione vários tons, não use a mesma cor no cabelo todo para sombra/iluminação. Use variáveis, assim, você conquista um efeito mais legal. Em cabelos loiros claríssimos, aposte mais em sombra que em iluminação para dar movimento (é difícil achar um tom mais claro que branco hehe).

Como fazer a sombra/iluminação?


Há muitas técnicas para isso. Mas a melhor forma é ir sobrepondo mechas mais transparentes, para conseguir um efeito mais natural. Ponto mais marcados utilize as mechas mais fininhas, é um jeito mais seguro. Escolha o formato da mecha que vai usar de acordo com o formato do seu cabelo. Caso não saiba intuitivamente em que pontos colocar sombra ou iluminação, procure fotos de cabelos com modelo parecido com o que faz para ter uma ideia.


3. Comece sempre pela raiz
É difícil fazer um comprimento para o cabelo legal sem saber como a raiz ficará. É sempre melhor começar pela raiz, e depois partir para o comprimento. Uma construção é sempre feita pela base, e no caso do cabelo, é a raiz.


4. Cabelo de duas ou mais partes
As vezes você não quer comprar a outra parte do cabelo que está criando, pois é apenas um treino ou está sem sds. Assim, a melhor forma é copiar o modelo, e retirar tudo e deixar apenas o formato das partes que pretende continuar. Depois é só retirar as mechas que já estão na outra pate, e o cabelo encaixa perfeitamente.


5. Faça testes
Sem tentar fazer um cabelo completo, sem compromisso, faste um tempo combinando cores e mechas. Tente uma raiz, uma franja, uma ponta, uma iluminação sem esperar um cabelo inteiro, para você entender como as mechas funcionam, e descobrir a melhor forma de você fazer as coisas.


Não exatamente sobre criar, mas como se portar como criadora:

6. Não consigo mexer as mechas
Essa é uma dúvida recorrente, e demorei pra entender o que acontecia. Mas, antes de ir criar qualquer coisa no Stardesign Hair, tire todos os acessórios que são colocados na suíte que fiquem no rosto da doll, daqueles que não dá para colocar por baixo, sabe? Óculos, chapéu, brincos, até mesmo colares. Isso causa essa área de interferência.


7. Não tente criar igual outra criadora
Sim, a gente vê uma técnica de uma criadora e adapta para os nossos designs, acontece o tempo todo, alguém descobre uma técnica nova e aí as pessoas começam a usar também. Mas não copie, não tente deixar seu cabelo igual de uma criadora. Cada pessoa tem o seu traço, o seu jeito de criar, e isso é incrível. Crie a sua marca nos seus designs.


8. Vendendo o cabelo
Gente, não é tudo o que você cria que você vai vender. Não adianta. Ninguém começa a criando cabelos e já vira um criador famoso, até mesmo porque nas primeiras vezes, pode até ser que fique bonitinho, mas, eu sei, no começo gente usa muito mais mecha para fazer coisas básicas, e não adianta, eles não são muito bons mesmo. Não fique frustado se não vender seus primeiros cabelos, geralmente não vende mesmo, eles ficam caros para pouca qualidade, e é normal. Não desista por causa disso, treine mais. Para ele ficar bom, é treino. E, também, não tente vender por 89sds por parte. Começa com 78, 80... Infelizmente, nome é algo importante na hora de vender cabelo; deixe as pessoas conhecerem seu trabalho, divulgarem usando a criação,e um preço baixo é atrativo. É tipo aquele produto novo, loja nova, que chega com desconto, com preços mais baixos.


Recomendo também que assistam vídeos tutoriais, e não tenham medo das opiniões. Se alguém chega e fala que seu cabelo tá feio e podia melhorar algo, melhore isso. Espero ter ajudado, e também, sintam-se livres para pedir alguma ajuda para mim. Não sou o Germanottal, mas estamos aí!